O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou quarta-feira agora (24) que o Estado estuda a implantação de uma terceira faixa na Pista Luiz de Queiroz (SP-304). A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na inauguração da Cidade Saúde de Santa Bárbara d’Oeste.
De acordo com o governador, a ampliação conseguirá ser realizada sem a instalação de pedágios. “Estamos estudando agora a intervenção de recuperação da SP-304 e também o estudo de viabilidade da terceira faixa”, afirmou. Tarcísio também destacou que o Estado fica concluindo intervenções na pista, incluindo a construção de dois dispositivos em Piracicaba, com expectativa de entrega brevemente.
Recuperação da pista
Conforme o governador, a SP-304 passará por um processo de recuperação nos trechos que cortam Americana e Santa Bárbara d’Oeste. A implantação da terceira faixa ainda depende de estudos técnicos, mas é considerada necessária para melhorar a fluidez do trânsito. Outras intervenções voltadas à mobilidade e à segurança viária também estão em análise através do governo estadual.
Discussão sobre pedágio
No mês de março de 2025, a TV TODODIA noticiou o projeto de instalação de pedágios na Pista Luiz de Queiroz (SP-304), nos trechos entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
Na época, foram feitas audiências públicas para conversar sobre o tema. A proposta previa a implantação de pórticos no sistema free flow, com cobrança proporcional à distância percorrida.
Em 15 de abril do ano passado, durante agenda em Piracicaba, o governador afirmou que a pista ficaria de fora do edital de concessão à iniciativa privada.
Tarcísio de Freitas anuncia estudo para implantação de terceira faixa na SP-304
Com informações de Tododia


