Governador libera mais R$ 3 milhões para a saúde, destaca ousadia do projeto e afirma que Cidade Saúde será referência para toda a área
A inauguração do Complicado Cidade Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, realizada terça-feira agora, contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que desfrutou o acontecimento para anunciar novos investimentos para o município e evidenciar o trabalho desenvolvido através da gestão do prefeito Rafael Piovezan.
Durante seu discurso, o governador classificou o equipamento melhor como uma iniciativa ousada e moderna, destacando que a concentração dos serviços especializados em um único local representa um avanço importante para a saúde pública da cidade.
Segundo Tarcísio, o Cidade Saúde foi concebido de forma inteligente ao unir em um mesmo espaço os serviços de especialidades médicas, farmácia municipal, vigilância em saúde, laboratórios, procedimentos ambulatoriais e a própria estrutura administrativa da Secretaria de Saúde.
“O cidadão terá atendimento integral em um único lugar. Vai fazer o exame, receber o diagnóstico, iniciar o tratamento e retirar a medicação sem precisar se deslocar para diferentes pontos da cidade”, afirmou.
O governador destacou que o projeto exigiu coragem e planejamento da gestão municipal, inclusive tratando-se de um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões feito através do Município.
“Não é fácil para um prefeito assumir uma responsabilidade dessa. É uma obra que demonstra visão de futuro e compromisso com a população”, declarou.
Mais R$ 3 milhões para a saúde
Durante a cerimônia, Tarcísio anunciou a liberação de novos recursos estaduais para Santa Bárbara d’Oeste.
Serão R$ 2 milhões destinados ao Complicado Cidade Saúde para aquisição de equipamentos, realização de exames e ampliação de procedimentos cirúrgicos, além de R$ 1 milhão voltado à abertura de novos leitos hospitalares no município.
Os recursos inteiram R$ 3 milhões em investimentos adicionais para amplificar a rede pública de saúde.
Santa Casa recebeu R$ 13 milhões com nova política estadual
Ao abordar os investimentos estaduais na área da saúde, o governador voltou a defender a criação da Tabela SUS Paulista, programa implantado através do Governo do Estado para complementar os repasses destinados aos hospitais filantrópicos e municipais.
Segundo ele, a medida permitiu corrigir uma defasagem histórica nos valores pagos através do Sistema Único de Saúde e já apresenta resultados em todo o Estado.
Em Santa Bárbara d’Oeste, a Santa Casa recebeu aproximadamente R$ 13 milhões adicionais em unicamente um ano por intermédio da iniciativa, preservando maior sustentabilidade financeira para a instituição e ampliando sua capacidade de atendimento.
Tarcísio afirmou que a estratégia estadual priorizou a reabertura de leitos hospitalares já existentes ao invés da construção de novas unidades, permitindo respostas mais rápidas às demandas do povo.
Complicado Aquático César Cielo também avança
O governador também destacou outras parcerias entre o Estado e a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.
Entre elas fica o convênio firmado para a retomada das obras do Complicado Aquático César Cielo, estrutura iniciada existe mais de uma década e que permaneceu paralisada por anos.
Segundo ele, o processo licitatório para a continuidade da obra precisará avançar nos próximos dias.
“Não podíamos deixar um equipamento tão importante abandonado. Quando estiver concluído, vai transformar a vida de muitas crianças e jovens por meio do esporte”, afirmou.
Além do complicado esportivo, Tarcísio lembrou investimentos realizados em habitação, pavimentação, mobilidade urbana e programas voltados ao bem-estar animal.
Governador chama Rafael de gestor preparado e profissional
Em um dos momentos mais marcantes do discurso, Tarcísio fez vários elogios ao prefeito Rafael Piovezan, evidenciando sua capacidade técnica e sua atuação à frente da gestão municipal.
“Você é um gestor extremamente preparado, técnico e profissional. Está fazendo a diferença e escrevendo uma história importante para Santa Bárbara d’Oeste”, declarou.
O governador também elogiou a capacidade de articulação da Prefeitura na busca por investimentos e afirmou que o município vem se consolidando como referência regional em gestão pública.
Homenagem à Lucimeire Rocha
Durante a solenidade, Tarcísio também prestou homenagem à ex-secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, que dá nome ao novo complicado.
O governador destacou sua trajetória profissional e seu legado para a saúde pública de Santa Bárbara d’Oeste, destacando o trabalho feito durante de décadas em favor do povo.
“Foi uma vida dedicada ao próximo, um trabalho de amor e cuidado com as pessoas. Uma homenagem justa a quem deixou uma contribuição tão importante para a cidade”, afirmou.
Ao encerrar sua participação, Tarcísio reforçou que o Cidade Saúde não beneficiará unicamente Santa Bárbara d’Oeste, mas também municípios da Área Metropolitana de Campinas, ampliando a oferta de atendimentos especializados e amplificando a estrutura regional de saúde.
Dennis Moraes
Administrator
Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação
Com informações de SB24horas


