Close Menu
Correio SBO
  • Capa
  • Santa Barbara dOeste
  • Brasil
  • Esporte
  • Games
  • Receitas
  • Colunas
  • Contatos
Últimas Notícias

Calderano vence 3ª e terá Félix Lebrun através da frente no Smash China

9 de Outubro, 2026

Santa Bárbara recebe palestra sobre diagnóstico da arborização urbana e revisão do plano municipal

9 de Outubro, 2026

Dragon’s Dogma 2: Dark Arisen – Review

8 de Outubro, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Últimas notícias:
  • Calderano vence 3ª e terá Félix Lebrun através da frente no Smash China
  • Santa Bárbara recebe palestra sobre diagnóstico da arborização urbana e revisão do plano municipal
  • Dragon’s Dogma 2: Dark Arisen – Review
  • Juiz é identificado morto dentro de veículo em chamas no interior de SP
  • Inscrições para 1ª Corrida da Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste estão abertas
Facebook
Correio SBOCorreio SBO
UAU Box AdriQueiroz
  • Capa
  • Santa Barbara dOeste
  • Brasil
  • Esporte
  • Games
  • Receitas
  • Colunas
  • Contatos
Facebook
Correio SBO

IBS e CBS precisarão constar nas notas fiscais com início desta 2ª. Entenda

4 de Agosto, 2026
ibs-e-cbs-deverao-constar-nas-notas-fiscais-a-partir-desta-2a.-entenda
IBS e CBS deverão constar nas notas fiscais a partir desta 2ª. Entenda
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

BrasilSem esses dados, as notas não serão autorizadas, pois o sistema rejeitará de forma automática documentos incompletos A contar desta segunda-feira (3/8), não será permitida a emissão de documentos fiscais eletrônicos sem o preenchimento dos campos relativos ao IBS (Impostos sobre Bens e Serviços) e à CBS (Impostos sobre Bens e Serviços). Sem esses dados, as notas não serão autorizadas, pois o sistema rejeitará de forma automática documentos incompletos.

O IBS é de âmbito estadual/municipal e substituirá o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). Já o CBS é o imposto federal, que ficará no lugar do PIS, Cofins e IPI.

Trata-se da implementação de um dos preceitos definidos através da reforma tributária sobre o consumo, aprovada no ano passado. Segundo ela, todos os documentos precisarão conter os novos campos, incluindo a alíquota teste de 1% (0,1% de IBS e 0,9% de CBS).

A fase atual é de transição e adequação. A cobrança efetiva iniciará com início de 2027. Isso quer dizer que, na prática, a ausência de preenchimento de IBS e CBS não causará multas nem rejeições de documentos, e o PIS, Cofins, ICMS e ISS continuarão sendo cobrados.

do

Conforme o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços, esse momento de transição é fundamental para permitir que empresas se adaptem aos requisitos da reforma tributária.

“Entretanto, os contribuintes precisam estar preparados para a mudança, revisando processos para evitar inconsistências na emissão de documentos”, alertou.

O objetivo da reforma é de que os tributos passarão a ser cobrados no destino (onde o produto é consumido), e não na origem. A legislação ainda eliminará o imposto em cascata, permitindo o crédito pleno de todos os custos e criará o programa cashback, devolvendo parte do imposto para famílias de baixa renda — que deve passar a funcionar apenas no mês de janeiro de 2027.

A previsão é de total engajamento da reforma em 2033.

Data de começo – Documentos afetados 3 de agosto de 2026 – NF-e (Modelo 55), NFC-e (Modelo 65), CT-e, MDF-e e NF3-e (Energia); 1º de outubro de 2026 – Maior parte das Notas Fiscais de Serviços (NFS-e) e NFCom; 1º de dezembro de 2026 – Demais serviços, BP-e aéreo/metropolitano, NFGás e NFAg; e 1º de janeiro de 2027 – Optantes através do Simples Nacional e começo do recolhimento efetivo dos novos tributos. 2027 A contar do ano que vem, a CBS entra em vigor com alíquota cheia. O PIS e Cofins serão inteiramente extintos, e as alíquotas do IPI acabarão zeradas para a maioria dos produtos, exceto para aqueles concorrentes aos fabricados na Zona Franca de Manaus.

De 2029 a 2032 A CBS vai seguir um cronograma gradual, devido à quantidade de municípios e estados brasileiros:

com início de 2029, o IBS passará a exigir 10% da alíquota final e o ICMS e ISS caem para 90%; em 2030, o IBS sobe para 20% e o ICMS e ISS caem para 80%; em 2031, o IBS sobe para 30%; e o ICMS e ISS caem para 70%; em 2032, o IBS sobe para 40%; e o ICMS e ISS caem para 60%; em 2033, o ICMS e o ISS serão inteiramente extintos, e o IBS chega a 100%.

Com informações de Metropoles

Notícias relacionadas

Juiz é identificado morto dentro de veículo em chamas no interior de SP

Com sete ouros, Brasil lidera Open das Américas de halterofilismo

Calor e chuva persistem em grande parte do país

Lula sobre PEC da 6×1: “PL vai demonstrar se tem coragem ou não de votar”

Sorteio da Mega-Sena será na próximo sábado; prêmio é de R$ 82 milhões

Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 92 milhões

Últimas notícias

Santa Bárbara recebe palestra sobre diagnóstico da arborização urbana e revisão do plano municipal

9 de Outubro, 2026

Inscrições para 1ª Corrida da Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste estão abertas

8 de Outubro, 2026

Santa Bárbara d’Oeste registra por volta de 240 espécies de aves e incentiva observação como forma de preservar a natureza

7 de Outubro, 2026

Projeto de Gustavo do Dona Maria sugere gravação de reuniões de políticos em Brasília

7 de Outubro, 2026
Anuncie conosco!
Facebook
  • Termos de uso
  • Política Privacidade
  • Contatos
2026 Correio SBO - Notícias de Santa Bárbara d'Oeste.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.