O atraso no pagamento de servidores terceirizados voltou a ser tema de debate na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, durante a 32ª Reunião Ordinária do ano, realizada na próxima terça (9). Parlamentares destacaram que médicos plantonistas do de saúde Edson Mano relatam estar existe três meses sem receber salários.
“Infelizmente, os plantonistas do Pronto-Socorro vão completar três meses sem pagamento. Essa notícia chegou até nós. Isso é inadmissível: o profissional trabalha, ele tem que receber”, afirma o parlamentar Paulo Monaro (PSD).
Educação
A área da educação também entrou em discussão. Vereadores afirmaram que empregados da Casa da Criança, instituição assistencial de caráter filantrópico, enfrentam atraso salarial devido à demora da Prefeitura em efetuar os repasses.
O tema foi levantado a contar de um requerimento do vereador Carlos Fontes (União), que pede informações sobre a aplicação dos recursos obtidos por intermédio da lei municipal que autorizou a Prefeitura a contratar até R$ 50 milhões em crédito junto à Caixa Econômica Federal, através do programa Finisa.
A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara foi procurada através da reportagem para se posicionar sobre as denúncias, mas, até o fechamento desta edição, não houve resposta.
Patrimônio histórico
Outro momento discutido foi o futuro do Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, do União Barbarense. Fontes defendeu projeto de sua autoria que declarava o local como bem de interesse cultural, histórico e esportivo. No entanto, parecer jurídico compreendeu que a proposta equivaleria a um tombamento do imóvel, o que não corresponderia ao texto aprovado. Com isso, a recomendação foi através do acolhimento do veto do Executivo.
“O projeto de lei não obriga o tombamento. Nós não temos o poder de tombar o estádio do União. Se tivéssemos, o projeto determinaria o tombamento. Como não temos, nosso projeto é apenas declaratório: estamos reconhecendo o União Barbarense como patrimônio histórico e esportivo. É uma declaração”, afirma Fontes.
Materiais aprovados
Entre as matérias aprovadas nesta sessão fica o Projeto de Lei nº 79/2025, de autoria do vereador Kifú (PL), que institui a Política Municipal de Atenção às Pessoas com Diabetes Tipo 1. Antes da votação, o médico pediatra e endocrinologista Caio Fiore participou da sessão, defendendo a necessidade de políticas públicas voltadas a pacientes com a doença.
Na sequência, também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 24/2025, de autoria do vereador Marcelo Cury (Republicanos), que concede o Título Honorífico de Cidadão Barbarense a Nilton César de Oliveira, o “Niltinho”.
Atraso no pagamento de servidores municipais volta a ser debate na Câmara de Santa Bárbara
Com informações de Tododia


