Moradores de Santa Bárbara d’Oeste criaram o projeto Do Cinza ao Verde, uma iniciativa que mobiliza a comunidade para recuperar a área devastada através do incêndio que atingiu o Jardim Firenze no mês passado. O fogo se espalhou de forma rápida, destruiu uma extensa área verde e chegou a danificar veículos de moradores, gerando grande repercussão no município.
Apoio do poder público
A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara iniciou o processo de restauração ambiental das regiões impactadas, com o plantio de mudas de árvores nativas. De acordo com o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Fábio Vicente Diniz, o município planeja o plantio de 8 mil mudas em uma área de seis hectares. “É um exemplo de participação da sociedade civil na recuperação, manutenção e conservação dessas áreas verdes do município. O projeto tem recebido bastante apoio da Prefeitura”, destacou.
Fábio explicou que a proposta surgiu do interesse coletivo do povo. “Quando há o envolvimento da sociedade civil, a iniciativa parte do interesse pela natureza, não por um uso específico. É uma recuperação pelo valor ambiental em si”, afirmou.
Comunidade engajada na recuperação
Conforme o biólogo, a adesão dos moradores surpreendeu a gestão pública. “Quando há alguma perda, muitas pessoas pensam que aquela vegetação nem deveria existir ali. Mas o que vimos foi o contrário. Eles ficaram entristecidos com a queimada e preocupados com a segurança. A Prefeitura está junto com eles, tomando as medidas necessárias, como a manutenção de aceiros e o acompanhamento das áreas afetadas”, ressaltou.
Além da destruição da vegetação, o incêndio provocou o óbito e o deslocamento de vários animais selvagens. “A população acordava e via pica-paus, guaxinins e capivaras usando aquela área. Agora, ela está destruída. A iniciativa de ajudar na recuperação também colabora com o retorno da fauna local”, completou Fábio.
Novas ações ambientais e legislação mais rígida
Paralelamente, o município fez outras medidas de proteção ambiental, como a nova Lei Complementar nº 360/2025, que endurece punições e amplia agravantes para responsáveis por queimadas e infrações ambientais.
Depois de incêndio no Jardim Firenze, comunidade de Santa Bárbara cria projeto ‘Do Cinza ao Verde’ para recuperar área atingida
Com informações de Tododia

