PUBLICIDADE
A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou na próxima quarta (24) o plantio de novas árvores nas regiões devastadas pelos incêndios registrados no domingo passado (21). A ação iniciou no Jardim Firenze e marca o começo do processo de recuperação ambiental de uma área de aproxamadamente 5 milhões de metros quadrados atingida através do fogo.
“O plantio de hoje representa o início de uma nova etapa após a tragédia ambiental que vivemos no último domingo. É um gesto que simboliza nossa determinação em reconstruir o que foi perdido nos incêndios”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
Segundo ele, o processo exigirá continuidade. “Esse processo exigirá tempo e continuidade, mas a Prefeitura está comprometida em implementar políticas públicas consistentes, que unam legislação mais rigorosa, fiscalização efetiva e programas de conscientização da população”, acrescentou.
O secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, destacou que a ação vai além da reposição das árvores. “Estamos falando de ações que visam restabelecer a cobertura vegetal, favorecer a recomposição da fauna local, melhorar a qualidade do ar e reduzir os impactos das mudanças climáticas em nosso território”, explicou.
Entre as espécies plantadas estão canelinha, pau d’alho, guajuvira, aroeira-pimenteira e angico. O município se mantém em alerta devido ao momento de estiagem e tem aumentado ações de fiscalização e enfrentamento às queimadas, além de campanhas educativas voltadas a moradores, empresas e condomínios em regiões vulneráveis.
Paralelamente, o prefeito anunciou que enviará até sexta-feira (26) um projeto de lei à Câmara Municipal para endurecer as penalidades a quem provocar queimadas no município.
O incêndio do domingo passado foi um dos maiores já registrados em Santa Bárbara d’Oeste, atingindo bairros como Jardim Firenze, Dona Margarida, Conjunto Roberto Romano, além do Distrito Industrial e margens das pistas dos Bandeirantes, Luiz de Queiroz (SP-304) e Comendador Américo Emílio Romi (SP-306). O caso mobilizou equipes da Prefeitura, DAE, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, brigadas de incêndio e moradores.
Antes do episódio, a Prefeitura já havia multado responsáveis por queimadas em regiões como Alphacenter (13 casos) e Terras de Santa Bárbara (9 casos), com penalidades que chegaram a R$ 15 mil.
Com informações de PortaldeAmericana


