Santa Bárbara recebe mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue, na próxima terça-feira (9). A ação realiza-se das 9 às 12h no Lions Clube, localizado na Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce.
Quase 100 bolsas na última edição
Na última edição, realizada no mês de julho, foram coletadas 99 bolsas de sangue, equivalente a 44,55 litros, com potencial para salvar ou impactar até 396 vidas. Ao todo de 2025, já foram quatro campanhas, resultando em 372 bolsas e 167,35 litros coletados, que podem trazer benefícios para até 1.488 pessoas. Depois de a coleta da semana que vem, restará somente mais uma campanha programada para este ano, marcada para o dia 11 de novembro.
Como fazer parte
Para fazer parte, não é necessário agendamento prévio nem estar em jejum. É obrigatório, no entanto, apresentar documento original com foto e atender aos pré-requisitos definidos através do Hemocentro da Unicamp, responsável através da triagem e processamento do material.
Quem pode fazer parte
Entre as condições, estão: ter entre 18 e 69 anos (com exceção de menores de 18 anos, que precisam de autorização formal do responsável), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Também é necessário respeitar os intervalos mínimos entre doações: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Existe restrições temporárias e permanentes, como em casos de gripe, doenças infecciosas, gravidez, uso de drogas injetáveis ou histórico de hepatite depois de os 11 anos. Quem teve dengue também deve aguardar entre um e seis meses, dependendo da gravidade do quadro.
Hemocentro tira questionamentos
Questionamentos poderão ser esclarecidas através do Hemocentro da Unicamp, no telefone 0800 722 8432 (de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h), ou no canal oficial dos Doadores de Sangue de Santa Bárbara d’Oeste através do WhatsApp: https://acesse.one/doadores-de-sangue-de-sbo.
Planejamento
A campanha é planejada em cooperação através do Hemocentro da Unicamp, Lions Clube de Santa Bárbara d’Oeste e Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, com apoio da Pastoral da Saúde – Diocese de Piracicaba, São Rafael Mais Saúde, supermercados, padarias e entidades locais.
Santa Bárbara promove campanha de doação de sangue na terça-feira
Com informações de Tododia


