O transporte público municipal de Santa Bárbara continua paralisado. A decisão veio durante uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira (11), entre a Prefeitura e a empresa concessionária Nova Via. A gestão afirma que fica realizando todos os esforços necessários para a retomada do serviço o mais rápido viável.
Durante o encontro entre os representantes da Executivo e da Nova Via, as partes discutiram alternativas para restabelecer o equilíbrio contratual. A Gestão afirmou que se coloca à disposição para colaborar com a manutenção da operação, enquanto a empresa destaca a necessidade urgente de uma solução diante do quadro financeiro classificado como crítico.
De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que o serviço seja normalizado brevemente, embora ainda não haja definição sobre os reajustes tarifários ou outras medidas concretas. A Gestão também se comprometeu a examinar todas as propostas apresentadas e, no período de até 60 dias, buscar uma alternativa que cause o menor impacto viável à população, com tarifas justas e compatíveis.
Desde o começo do ano, a Prefeitura afirma manter diálogo com a empresa e representantes do setor, com reuniões pautadas através da transparência e através da apresentação de estudos técnicos. No entanto, a situação ficou grave nos últimos dias depois de a empresa Nova Via informar ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Área que não teria condições para pagar os salários dos empregados na data prevista.
ENTENDA O CASO
Conforme o presidente do sindicato, Claudemir Alves, os profissionais deveriam ter recebido os vencimentos na segunda-feira (7), quinto dia útil do mês, mas foram surpreendidos por uma notificação da empresa no dia 2, alegando incapacidade de pagamento. A Nova Via também alertou sobre a possibilidade de demissões em massa, resultado do desequilíbrio econômico do contrato com o município, e da ausência de reajustes tarifários desde 2021.
A empresa afirma ainda ter direcionado vários ofícios à Prefeitura, sem retorno satisfatório. Diante disso, o sindicato protocolou um pedido de esclarecimento na Câmara Municipal e na sede do Executivo, pedindo uma reunião com o prefeito Rafael Piovezan (PL) e o presidente da Câmara, vereador Kifú (PL). Um encontro foi feita com um grupo de vereadores na última segunda-feira (7), mas, segundo o sindicato, até a noite desta sexta-feira, não haviam sido tomadas providências efetivas.
Sem acordo, greve dos motoristas do transporte coletivo continua em Santa Bárbara
Com informações de Tododia


