A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por intermédio da Secretaria de Saúde, continua no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com ações frequentes de nebulização em diversas regiões da cidade. Neste ano, a aplicação de inseticida – uma das medidas para interromper a transmissão da doença – foi feita em 40 mil imóveis de 46 bairros.
A nebulização para controle de mosquitos adultos, também conhecida como fumacê, é realizada com equipamentos costais de casa em casa e veiculares. O método tem como objetivo eliminar fêmeas do mosquito que possam estar infectadas com o vírus da dengue, atuando diretamente na redução dos casos.
Durante o momento, 10.301 imóveis foram atendidos com nebulização costal em regiões com transmissão confirmada, e 31.275 imóveis receberam a aplicação veicular, abrangendo 46 bairros. Entre as regiões contempladas estão o Jardim Esmeralda, Cidade Nova II, Inocoop, Mollon, Vila Rica, Parque Planalto, Vila Linópolis, Jardim Europa IV, Jardim Santa Fé e São Joaquim, entre outros.
A eficácia da nebulização depende da colaboração dos cidadãos. É essencial que os moradores deixem portas e janelas abertas no momento da aplicação, além de evitarem barreiras físicas como cortinas e móveis que possam impedir a ação do inseticida.
Além da ação contra os mosquitos adultos, o trabalho também inclui o controle biológico de larvas com biolarvicidas, usado em locais de difícil acesso ou onde não é provável remover recipientes com água parada.
Orientações
A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste reforça que a participação dos cidadãos é essencial e incentiva a receber os agentes de controle de endemias, que orientam sobre medidas simples e eficazes para impedir a proliferação do Aedes aegypti. Todas as ações são sem custo e não existe cobrança de taxas para nenhum serviço ou produto usado.
Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e dores no corpo, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima e impedir a automedicação, pois alguns remédios podem agravar o quadro clínico.
Vale destacar que a pessoa também deve ficar atenta aos indícios de alarme para a dengue que incluem dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, dificuldade de respirar e diminuição da quantidade de urina. Esses sintomas podem aparecer a começar do terceiro dia da doença e indicar agravamento do quadro. Neste caso, é primordial procurar o serviço de saúde imediatamente.
Prevenção
Além das ações realizadas através da Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para impedir a proliferação do mosquito, sendo dever de todos eliminar os criadouros. Dê uma olhada algumas medidas:
– Usar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;
– Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais usar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;
– Limpar as calhas e caixas d’água;
– Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;
– Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;
– Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;
– Não usar pratinhos embaixo dos vasos;
– Impedir bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;
– Utilizar telas nas caixas d’água;
– Instalar telas mosquiteiras em janelas e portas;
– Limpar e fazer o tratamento ideal nas piscinas.
Para outras informações sobre as ações e serviços, os munícipes podem entrar em contato com o telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas. O Departamento de Vigilância em Zoonoses fica localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, bairro São Joaquim.
Santa Bárbara faz nebulização contra a dengue em 46 bairros
Com informações de JornaldeAmericana


