Depois de pressão através da criação de Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) para investigar a atuação da prefeitura nas regiões da saúde e do transporte público em Santa Bárbara d’Oeste, vereadores apontam “manobra política” ao serem destituídos de suas chefias partidárias na Câmara Municipal. As declarações foram feitas durante a sessão ordinária de terça-feira (29), quando Isac Motorista (Republicanos) e Felipe Corá (PL) anunciaram publicamente a perda dos cargos de chefia.
RACHA NO REPUBLICANOS?
Único de sua sigla a assinar a CEI do transporte, o republicano afirmou ter sido surpreendido com a troca, o que, consequentemente, o retiraria da investigação. O parlamentar alega que, por isso, era cotado para representar o partido no grupo de investigação. No entanto foi substituído por um colega que, segundo Isac, votou contra a abertura da CEI.
“Aí foi feita uma manobra política, tirando eu da liderança, comunicando que me tiraram para passar para um desses dois vereadores que não assinaram a CEI, para que, lá na frente, quando for formada a comissão, seja um desses vereadores a fazer a fiscalização do transporte. E tiraram, justamente, o vereador que realmente assinou para que fosse feita essa fiscalização. Então, é uma manobra política. É um caso sério. Porque é aí que a gente sempre fala: a gente fica com dúvida. Por que não querem que o vereador Isac faça a fiscalização? Aí a gente responde: tem coisa errada.”, afirma Isac.
O parlamentar relata ter sido pego de surpresa com a decisão do presidente do partido, Adriano Panim, que, por anos, atuou como seu assessor direto. Atualmente, ele ocupa cargo comissionado no Poder Executivo.
POSSIBILIDADE DE EXPULSÃO
Felipe Corá articulou a criação das CEIs e afirmou ter ouvido, nos bastidores, rumores sobre a possibilidade de sua expulsão do partido. “O objetivo deles é enfraquecer. Claro que nós vamos reagir. Eles fizeram uma manobra e nós vamos tentar, de alguma forma, reduzir o impacto disso. Com certeza, o objetivo é enfraquecer a comissão. Eles não conseguem me tirar da comissão porque eu sou o proponente, o autor do pedido de investigação. Mas, ao retirarem o vereador Isac — que, entre os três vereadores do Republicanos, foi o único a assinar —, seria lógico que ele fosse o indicado para integrar a comissão que investiga o transporte público.”, comentou.
Corá pontua, ainda, que uma de suas principais prerrogativas não fica sendo respeitada. “O vereador está aqui para fiscalizar, não para ser office boy de prefeito. Eu acredito que, até certo momento, fui aliado do prefeito Rafael. Mas ele confundiu aliado com alienado. Por isso, acredito que minha retirada da liderança do PL se deu justamente por eu ter optado, de fato, por propor uma CPI. Acredito que essa é minha função. Se o prefeito não entende assim, eu não concordo e considero essa atitude uma ação antidemocrática por parte do prefeito, que também é o presidente do PL.”, afirma.
CÂMARA VIVE CLIMA TENSO NOS ÚLTIMOS DIAS
As trocas de chefias nas bancadas ocorrem em meio à crescente tensão entre vereadores e setores do Executivo. Marcelo Cury deve assumir o lugar de Isac. No PL, a chefia tende a passar para o vereador Alex Dantas. Procurados através da reportagem, ambos preferiram não se manifestar neste momento, alegando que a situação ainda é recente, mas se colocaram à disposição para entrevistas futuras.
Também tentamos contato com o presidente do Republicanos no município, Adriano Panim. Até o fechamento desta matéria, ele não respondeu aos indagações, assim como a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.
RELEMBRE O CASO
No último dia 16, a Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste instaurou de forma oficial uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades na gestão, operação e fiscalização do transporte público municipal. O requerimento, de número 214/2025, de autoria de Felipe Corá, conta com o suporte de outros oito parlamentares, superando o mínimo de sete assinaturas exigido através do Regimento Interno da Casa para a abertura da comissão.
A criação da CEI ocorreu depois de uma crise que afetou diretamente o povo barbarense. Uma paralisação dos empregados da empresa Nova Via Transportes, responsável através da operação do sistema, interrompeu o serviço por alguns dias.
Já no último dia 8, Corá protocolou um requerimento pedindo a abertura de outra CEI, para apurar possíveis irregularidades relacionadas à demora no atendimento e à superlotação nos prontos-socorros da cidade. O documento conta com a assinatura de todos os vereadores barbarenses. Entre as justificativas apresentadas no requerimento estão o agravamento do surto de dengue e a necessidade de maior transparência nas ações de enfrentamento e prevenção, particularmente no âmbito hospitalar.
Investigações no transporte e na saúde teriam motivado trocas de chefias na Câmara de Santa Bárbara, alegam vereadores
Com informações de Tododia

