O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve em Santa Bárbara d’Oeste na tarde desta sexta-feira (30) para a cerimônia de entrega das chaves de 186 apartamentos do Residencial Araçari, construído na área do Conjunto Habitacional Roberto Romano. O empreendimento fica sendo construído através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), por intermédio do Programa Casa Paulista, e terá 372 apartamentos. O investimento é R$ 81,8 milhões.
“Não tem entrega melhor do que realizar a entrega de habitações, porque é realizar um grande sonho de famílias inteiras. Nosso programa Casa Paulista já entregou milhares de unidades e temos mais 111 mil moradias em construção” destacou o governador.
O evento contou ainda com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, além do prefeito de Santa Bárbara, Rafael Piovezan (PL), e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL).
“Acho que é um momento que a gente guarda no coração, ver as famílias realizando seus sonhos e podendo sonhar com novas oportunidades. Receber o Tarcísio pra entregar esses apartamentos, pra fazer o sonho dessas pessoas se tornar realidade, pra mim é engrandecedor”, falou o prefeito Rafael Piovezan.
As unidades habitacionais, com regiões úteis entre 47 m² e 50 m², têm dois dormitórios, sala, varanda, cozinha, banheiro e lavanderia. O condomínio entregue nesta primeira etapa conta ainda com playground, quadra poliesportiva, pista de caminhada, quiosque, centro de apoio aos moradores e sistema de energia fotovoltaica para abastecimento das regiões comuns.
“O coração está acelerado, a gente não vê a hora de pegar a chave e entrar no apartamento. A gente viu este prédio ser construído desde o primeiro veículo que chegou aqui para preparar o terreno, então a expectativa está a mil. As minhas coisas estão todas encaixotadas, quando liberarem eu já vou entrar”, comentou Tatiane Oliver, uma das contempladas com a moradia.
O Residencial Araçari é fruto de uma parceria entre a CDHU e a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, que doou o terreno para a construção das moradias. A Companhia ficou responsável através da contratação da construtora e através da execução de toda a infraestrutura: redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação pública e rede elétrica.
Das 186 famílias beneficiadas nesta etapa, 176 foram selecionadas por intermédio de sorteio público feito no mês de setembro de 2024. Outras 10 famílias são oriundas de regiões de risco e foram indicadas através da prefeitura.
O financiamento dos imóveis continua as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, com taxa de juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, o valor das prestações permanecerá praticamente estável no decurso dos 30 anos do contrato, com correção somente através do IPCA, índice oficial de inflação medido através do IBGE. O valor da cota é calculado conforme com a renda familiar, comprometendo no máximo 20% dos rendimentos mensais. Em Santa Bárbara d’Oeste, 94% das famílias contempladas se enquadram nesta faixa de renda. A menor cota mensal é de R$ 303,60.
RETOMADA DE OBRAS ANTIGAS
Durante visita a Santa Bárbara d’Oeste na próxima sexta (30), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) manifestou interesse em retomar obras antigas no município, incluindo os edifícios abandonados no Parque Olaria. A capaz intervenção do Estado foi discutida durante a entrega de 186 apartamentos.
Outro tema abordado com o prefeito foi a situação do polo aquático Cesar Cielo, outro grande investimento paralisado no município. Apesar das sinalizações, nenhuma retomada foi de forma oficial confirmada até o momento, tanto através da gestão municipal quanto através do governo estadual.
Tarcísio entrega 186 novos apartamentos em Santa Bárbara d’Oeste; outras unidades serão oferecidas no mês de outubro
Com informações de Tododia

