Durante a inauguração da nova delegacia da Polícia Civil em Paulínia, quinta-feira agora (12), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) comentou as recentes notícias sobre a instalação de radares em pistas da área de Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Segundo ele, a medida pretende exclusivamente à redução de acidentes e mortes no trânsito, negando a ideia de que os dispositivos tenham finalidade arrecadatória.
“Tem muita queixa: pô, tá instalando radar. Agora também, por outro lado, tem sempre as notícias, olha, tá morrendo muita gente nas rodovias, tá aumentando a quantidade de óbitos”, afirmou Tarcísio. “Toda vez que você tem concentração de ponto crítico, a gente avalia qual é a razão daquele ponto ser concentrador de acidente. Onde o problema é excesso de velocidade, a gente tá entrando com os radares.” comentou o governador.
O governador enfatiza ainda que todos os radares serão devidamente sinalizados para defender que os motoristas sejam avisados com antecedência. “Não tem radar pegadinha. O estado não quer arrecadar nada, se não entrar um real eu tô satisfeito. O que eu quero é salvar vidas, quero que as pessoas fiquem mais seguras”, falou.
Perguntado sobre a data de começo de funcionamento dos radares, Tarcísio relatou não haver previsão. Os equipamentos ainda passam por testes e aferições técnicas antes de entrar em operação. A instalação faz parte do programa estadual de monitoramento de pistas não concedidas à iniciativa privada.
Conforme o DER (Departamento de estradas de Rodagem), os novos radares terão limites de velocidade variando entre 80 km/h e 110 km/h, a depender do segmento. A SP-304, que corta Americana e Santa Bárbara d’Oeste, terá a maior concentração de equipamentos, incluindo pontos onde o limite foi reduzido de 90 km/h para 80 km/h.
“A implantação de radares contribui para o objetivo de reduzir acidentes nas rodovias, uma vez que a presença dos dispositivos auxilia no respeito aos limites de velocidade por parte dos motoristas, melhorando o tempo de reação dos condutores e a gravidade dos impactos”, afirmou o DER quando indagado na difusão da instalação dos radares.
Veja a localização dos radares e os limites de velocidade definidos para cada ponto:
SP-304 (Pista Luiz de Queiroz)
km 121,2 – sentido SP-330 (Pista Anhanguera) – Americana (80 km/h)
km 126,3 – sentido Piracicaba – Americana (80 km/h)
km 127,4 – sentido Piracicaba – Americana (80 km/h)
km 128 – sentido SP-330 (Pista Anhanguera) – Americana (80 km/h)
km 131,2 – Leste/Oeste – Americana (80 km/h)
km 133,4 – sentido SP-330 (Pista Anhanguera) – Santa Bárbara d’Oeste (80 km/h)
km 134,3 – sentido Piracicaba – Santa Bárbara d’Oeste (80 km/h)
km 137,5 – sentido Piracicaba – Santa Bárbara d’Oeste (80 km/h)
km 143,4 – Leste/Oeste – Santa Bárbara d’Oeste (110/90 km/h)
SP-306 (Pista Comendador Américo Emílio Romi)
km 15,9 – Norte/Sul – Santa Bárbara d’Oeste (100/80 km/h)
km 19,2 – Norte/Sul – Santa Bárbara d’Oeste (60 km/h)
SP-306 (Pista Luis Ometto)
km 23 – sentido Iracemápolis – Santa Bárbara d’Oeste (60 km/h)
SP-135 (Pista Margarida da Graça Martins)
km 5 – Leste/Oeste – Santa Bárbara d’Oeste (60 km/h)
SP-127/304 (Pista Astrônomo Jean Nicolini)
km 1 – sentido Americana – Americana (60 km/h)
km 2 – sentido Nova Odessa – Nova Odessa (60 km/h)
SP-110/330 (Pista Adauto Campo Dall’Orto)
km 1,8 – Leste/Oeste – Sumaré (60 km/h)
SP-115/330 (Pista Virgínia Viel Campo Dall’Orto)
km 1,5 – Leste/Oeste – Sumaré (70 km/h)km 2,5 – Oeste – Sumaré (50 km/h)
Tarcísio defende instalação de radares na área e diz que objetivo ‘não é arrecadar, é salvar vidas’
Com informações de Tododia

