O reajuste da tarifa do transporte público no município de Santa Bárbara d’Oeste passa a vigorar na próximo domingo (15). Conforme a prefeitura, o último reajuste havia ocorrido no mês de agosto de 2021.
A atualização do valor julga a complexidade da política tarifária, em particular no que se refere à necessidade de conciliar o equilíbrio econômico-financeiro da operação, a capacidade orçamentária do Município e a modicidade tarifária para os usuários.
No mês de abril deste ano, o transporte coletivo, feito através da empresa concessionária Nova Via, teve os serviços paralisados depois de atraso no pagamento dos motoristas.
Na ocasião, a nota divulgada através da prefeitura afirmava que “o Município ratificou o compromisso de analisar todas as propostas e, dentro de 60 dias, buscar a melhor alternativa que impacte o mínimo possível a população, considerando valores tarifários justos e compatíveis”.
Depois de 63 dias da paralisação, a medida de reajuste foi anunciada. O decreto que estabelece a nova tarifa também autoriza o custeio da gratuidade para pessoas idosas transportadas, como forma de defender o equilíbrio do contrato e atender às diretrizes legais de modicidade.
O pagamento à concessionária será feito conforme a disponibilidade financeira do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Transporte e mediante a devida comprovação fiscal dos serviços prestados.
Tarifa de ônibus sobe para R$ 5,90 em Santa Bárbara d’Oeste na próximo domingo
Com informações de Tododia


