A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste instalou novas câmeras OCR e ampliou o sistema de videomonitoramento do Município. Agora o município passa a ter a configuração de “Muralha Digital”, dispondo de 258 câmeras, sendo 28 do tipo OCR – capazes de ler dados das placas de veículos.
O sistema de videomonitoramento, interligado com as outras cidades da RMC (Área Metropolitana de Campinas), proporciona às forças de segurança – Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil – maior capacidade de ação, auxiliando ainda na prevenção de crimes, particularmente furtos e roubos de veículos.
As imagens que são gerenciadas na Central de Videomonitoramento, que fica na sede da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), também fornecem elementos de provas para investigações.
Quando um carro com registro de roubo ou roubo, por exemplo, passa por alguma dessas câmeras com a tecnologia OCR, de reconhecimento de caracteres, um alerta é disparado na Central, avisando os guardas ao vivo.
“Este é um investimento importante e fundamental para a Segurança Pública, que se soma à contratação de novos guardas, aquisição de viaturas, armamentos e equipamentos. Vamos ampliar ainda mais o número de câmeras, chegando a 300 equipamentos, além de contratarmos mais profissionais e aumentar a estrutura da nossa Guarda Municipal”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
MENOR NÚMERO DE ROUBOS
O número de roubos registrados em Santa Bárbara d’Oeste no primeiro trimestre deste ano é o menor para o momento desde 2001, segundo dados divulgados na última semana através da SSP (Secretaria Estadual da Segurança Pública). Em 2025, o município registrou a sexta queda seguida na quantidade de assaltos no trimestre.
Conforme a SSP, foram 35 ocorrências de roubos entre janeiro e março deste ano, ante 37 no ano passado. O patamar dos últimos anos tem sido histórico. Entre 2001, começo da série histórica de dados, e 2017 o município costumava ter mais de 100 roubos registrados no primeiro trimestre. Desde 2020, as estatísticas não passaram de 80 casos no momento.
A redução também se deu nos casos de roubos de veículos, que caíram de 8 para 7 nos mesmos momentos de 2024 e 2025.
Além da redução nos índices de roubos, Santa Bárbara também registrou marcas históricas em outros crimes considerados graves. Através do segundo ano seguido, o município não registrou nenhum homicídio no primeiro trimestre. O município também completou no mês de abril sete anos sem um caso de latrocínio (roubo seguido de morte).
“Este trabalho tem proporcionado os melhores índices da história de Santa Bárbara d’Oeste, com seguidas reduções das taxas de delito conforme dados oficiais da Secretaria Estadual da Segurança Pública”, comentou Piovezan. “Nossa cidade é reconhecida por estudos como uma das mais seguras do Estado de São Paulo e do Brasil. Isso é motivo de muito orgulho e também de muita responsabilidade”, completou o prefeito.
Prefeitura instala novas câmeras OCR e amplia sistema de videomonitoramento em Santa Bárbara
Com informações de Tododia


