A Secretaria de Estado da Saúde registrou a 14ª morte por dengue em Santa Bárbara d’Oeste neste ano. Conforme o Painel de Monitoramento de Arboviroses da pasta, o óbito ocorreu no começo de abril, e a vítima tinha entre 35 e 49 anos.
Ainda segundo o painel, o município registra, até o momento, 7.562 casos prováveis e 4.823 casos confirmados da doença exclusivamente neste ano. No mesmo momento do ano passado, Santa Bárbara contabilizava 3.998 casos confirmados e cinco óbitos. Com a décima quarta vítima, o número de mortes apresentou um aumento de 200%.
O caso mais recente foi registrado no último dia 23 de abril, quando a Secretaria Municipal de Saúde confirmou quatro óbitos. Na ocasião, o número de vítimas fatais igualou o total registrado no ano passado, quando ocorreram 12 mortes. As quatro vítimas mais recentes faleceram no mês de março e eram todas mulheres.
A Prefeitura Municipal foi procurada através da TV TODODIA para comentar os dados relacionados à vítima, mas até o fechamento desta reportagem não houve resposta.
O município de Americana também registrou um óbito através da doença nesta semana. Com isso, o número de mortes no município subiu para 25. A vítima mais recente é um homem de 24 anos, morador da Vila Bertini, que estava internado em um hospital público.
PLANO CONTINGÊNCIA
A Prefeitura Municipal continua no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com ações frequentes de nebulização em diversas regiões da cidade. Neste ano, a aplicação de inseticida, uma das medidas para interromper a transmissão da doença, foi feita em 40 mil imóveis de 46 bairros.
A nebulização para controle de mosquitos adultos, também conhecida como fumacê, é realizada com equipamentos costais, de casa em casa, e com veículos. O método tem como objetivo eliminar as fêmeas do mosquito que possam estar infectadas com o vírus da dengue, atuando diretamente na redução dos casos.
Santa Bárbara registra 14ª morte por dengue em 2025
Com informações de Tododia


