A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste confirmou, na tarde desta sexta-feira (28), o terceiro óbito por dengue no município neste ano. Conforme a pasta, a vítima era uma mulher, com idade entre 65 e 70 anos. O óbito foi registrado no começo de março e estava em investigação.
De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Estado de São Paulo, até a tarde desta sexta-feira (28), Santa Bárbara d’Oeste registrava 2.399 casos confirmados, além de 2.311 em investigação e 11 óbitos sob investigação. O primeiro óbito ocorreu no final de janeiro; a vítima também era uma mulher, com idade entre 40 e 50 anos.
No mesmo momento do ano passado, Santa Bárbara d’Oeste havia registrado 1.803 casos da doença e somente um óbito, representando um aumento de 33% no número de infectados.
Na próxima sexta (28), a Prefeitura de Americana decretou situação de emergência em saúde pública devido ao crescente número de casos de dengue no município. A medida foi confirmada na edição do Diário Oficial.
Até esta quinta-feira (27), Americana contabilizava 4.001 casos confirmados da doença e 13 óbitos confirmados. Além da dengue, o decreto também abrange medidas de enfrentamento a outras arboviroses transmitidas através do mosquito Aedes aegypti, como Chikungunya e Zika.
CONTINGÊNCIA
Conforme a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, o município tem feito diversas ações para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, como a nebulização costal e a propaganda de materiais informativos.
Além das ações promovidas através da gestão, é fundamental que cada cidadão adote medidas preventivas para impedir a proliferação do mosquito, uma vez que a eliminação dos criadouros é um dever de todos. Veja algumas orientações:
Usar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;
Armazenar objetos em local coberto ou descartá-los adequadamente, caso não sejam mais usados. O município dispõe de Ecopontos e do serviço regular de coleta de resíduos;
Limpar calhas e caixas d’água regularmente;
Não armazenar pneus e garrafas em locais descobertos;
Impedir deixar plantas na água, optando sempre por vasos com terra;
Verificar a drenagem dos vasos de planta para impedir o acúmulo de água;
Não usar pratinhos sob os vasos;
Impedir o cultivo de bromélias em regiões urbanas, pois elas também podem servir como criadouro do Aedes aegypti;
Utilizar telas de proteção nas caixas d’água;
Manter piscinas limpas e fazer o tratamento ideal da água.
Caso apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e dores no corpo, é essencial procurar a unidade de saúde mais próxima e impedir a automedicação, pois alguns remédios podem agravar o quadro clínico.
Santa Bárbara confirma 3° óbito por dengue em 2025
Com informações de Tododia


