Os parlamentares de Americana e Santa Bárbara d’Oeste aprovaram, por unanimidade, nas sessões desta terça-feira (18), a criação de frentes parlamentares contra a instalação de pedágios na Pista Luiz de Queiroz (SP-304).
Desde o anúncio da possibilidade de instalação de três pórticos para cobrança de pedágio no sistema free flow na pista, na última quarta-feira (12), parlamentares das cidades que poderão ser impactadas através da medida têm se mobilizado para barrar a concessão.
Em Americana, a frente será composta por oito vereadores, respeitando a proporcionalidade entre os partidos, e terá o objetivo de discutir, verificar e promover a articulação política e institucional pretendendo impedir a implantação dos pedágios no segmento que impacta diretamente os cidadãos de Americana e área.
Além da participação dos parlamentares como membros efetivos, também será permitida a participação, como membros colaboradores, de representantes de entidades, públicas ou privadas, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, Poder Executivo e Poder Judiciário.
Durante a discussão do projeto, os vereadores se manifestaram contrariamente à instalação de pedágios na pista. “Nós, representando os cidadãos americanenses, não podemos deixar todos desamparados. Temos o dever de discutir esse assunto e já pagamos uma alta carga tributária, o cidadão não pode arcar com mais essa despesa. Sem contar o problema que irá gerar no trânsito da nossa cidade com o fluxo de veículos que irá aumentar para fugir do pedágio”, falou o presidente da Câmara, vereador Léo da Padaria (PL).
Na próxima sessão, no dia 25, os vereadores voltarão colocar em discussão a redação final do projeto, além de definir os parlamentares que irão compor a Frente.
Santa Bárbara d’Oeste
Em Santa Bárbara d’Oeste, a proposta para criação da frente foi apresentada através do vereador Felipe Corá (PL). Conforme ele, a intenção é promover reuniões entre as frentes parlamentares de cada uma das cidades envolvidas, para atuarem em conjunto.
A mobilização regional pretende expandir a frente parlamentar para municípios vizinhos, como Americana, Piracicaba e São Pedro, aumentando a pressão contra o projeto de concessão da pista. Além da articulação política, um abaixo-assinado online fica disponível para unir apoio popular.
“Essa é uma luta de todos nós. Não podemos aceitar mais esse fardo financeiro para a população”, afirmou Corá.
O que se espera é que Nova Odessa e Piracicaba também discutam e aprovem a criação de frentes parlamentares semelhantes, formando um movimento regional unificado contra os pedágios.
Câmaras de Americana e Santa Bárbara criam frentes parlamentares contra a instalação de pedágios na Pista Luiz de Queiroz (SP-304)
Com informações de Tododia

