A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste confirmou, quinta-feira agora (27), o segundo óbito por dengue no município neste ano. Conforme a pasta, a vítima é uma mulher, entre 80 e 85 anos. O óbito havia sido registrado no começo de fevereiro e estava em investigação.
De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Ministério da Saúde, até a tarde desta quinta-feira (27), Santa Bárbara registrava 1.641 casos da doença e dois óbitos. O primeiro óbito foi registrado no final de janeiro; a vítima também era uma mulher, com idade entre 40 e 50 anos.
No mesmo momento do ano passado, Santa Bárbara d’Oeste havia registrado 493 casos da doença e exclusivamente um óbito, representando um aumento de 232% no número de infectados.
CONTINGÊNCIA
Conforme a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, o município tem feito diversas ações para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, como a nebulização costal e a difusão de materiais informativos.
Além das ações promovidas através da gestão, é fundamental que cada cidadão adote medidas preventivas para impedir a proliferação do mosquito, uma vez que a eliminação dos criadouros é um dever de todos. Veja algumas orientações:
Usar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;
Armazenar objetos em local coberto ou descartá-los adequadamente, caso não sejam mais usados. O município dispõe de Ecopontos e do serviço regular de coleta de resíduos;
Limpar calhas e caixas d’água regularmente;
Não armazenar pneus e garrafas em locais descobertos;
Impedir deixar plantas na água, optando sempre por vasos com terra;
Verificar a drenagem dos vasos de planta para impedir o acúmulo de água;
Não usar pratinhos sob os vasos;
Impedir o cultivo de bromélias em regiões urbanas, pois elas também podem servir como criadouro do Aedes aegypti;
Utilizar telas de proteção nas caixas d’água;
Manter piscinas limpas e fazer o tratamento ideal da água.
Caso apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e dores no corpo, é essencial procurar a unidade de saúde mais próxima e impedir a automedicação, pois alguns remédios podem agravar o quadro clínico.
Santa Bárbara registra 2º óbito por dengue em 2025
Com informações de Tododia


